Milhões de Crianças Precisam de Ajuda Urgente no Sudão. A crise humanitária no Sudão tem afetado principalmente as crianças, conforme alerta a UNICEF. A agência das Nações Unidas informou que cerca de 14 milhões de crianças no país necessitam urgentemente de assistência humanitária, um número equivalente ao de toda a população infantil de países como Colômbia, França ou Alemanha. Este cenário se agrava em meio ao conflito em curso, que tem intensificado a fome e a insegurança.
Ted Chaiban, vice-diretor executivo da UNICEF, destacou que 1,7 milhão de crianças foram forçadas a abandonar suas casas, enfrentando desafios como fome, doenças, violência e a separação de suas famílias. Esse número se soma aos 1,9 milhões de crianças que já estavam deslocadas antes mesmo do início dessa nova crise.
A situação nutricional é particularmente preocupante: três milhões de crianças com menos de cinco anos estão desnutridas, sendo que 700 mil correm risco de desnutrição severa, o que pode levar à morte. Além disso, 1,7 milhão de crianças com menos de um ano podem perder acesso a vacinas essenciais, aumentando a probabilidade de surtos de doenças.
Desde o início dos conflitos, em abril deste ano, a violência tem feito vítimas diariamente. Pelo menos 435 crianças foram mortas e mais de 2 mil ficaram feridas. Além disso, o impacto da guerra agrava a fome no país. Segundo a ONU, mais de 20 milhões de sudaneses estão em situação de insegurança alimentar severa, número que praticamente dobrou em relação ao ano anterior.
A situação no Sudão é alarmante e exige uma resposta humanitária urgente.
saiba o que acontece no Brasil e no mundo. clique aqui!